OBÁS DE XANGÔ - SEUS 12 MINISTROS
OBÁ DE XANGÔ
(ministros)
Obá de Xangô - Título honorífico do Candomblé criado no Axé Opó Afonjá por Mãe Aninha em 1936, esses títulos honoríficos de doze Obás de Xangô, reis ou ministros da região de Oyo, concedidos aos amigos e protetores do Terreiro.
Corpo de Obás - Ministros de Xangô Aos Obás foi entregue o destino civil do Terreiro.
Doze Obás:
* Obá Aré
* Obá Kakanfô
* Obá Aressá
* Obá Arolú
* Obá Telá
* Obá Abiodun
* Obá Oni Koy
* Obá Olugbon
* Obá Onaxokum
* Obá Erim
* Obá Odofin
* Obá Xorum
Obás de Xangô
OS DOZE MINISTROS DE XANGÔ
Apresentamos um trecho da Lenda de Xangô.
Este tema vem mostrar, o conteúdo simbólico referente aos Doze Ministros de Xangô, dentro da Cabala da Umbanda.
Os Reis Iorubanos reivindicam Xangô como ancestral. Ele foi o quarto Rei legendário do Oyó. Diz a lenda que Xangô tinha poder de fazer cair o raio à vontade. Ele possuía, igualmente, os talismãs que lhe permitiam emitir fogo e flama pela boca e narinas, e foi assim que Xangô ganhou diversas guerras e anexou os territórios vizinhos do seu reino.
Oyó, capital de Iorubá – antigamente simples acampamento dos Nagôs, para a doma de búfalos – era governada por Abiodum, um dos primeiros Reis do povo Nagô, ele era amigo do seu povo, pois prosperava à olhos vivos e vistos. Com sua morte, sucedeu-o Awolé, que afinal, este abdicou em favor de Arogangam. Foi então que surgiu Bêri, depois chamado Xangô, daí por diante o povo passou a obedecê-lo em vez do Rei.
Xangô é o Orixá justiceiro, castiga os mentirosos, os ladrões e os malfeitores.
Na época de seu desaparecimento, houve uma tempestade de violência nunca vista, desabou sobre o mundo com trovoada e relâmpagos e raios, provocando uma grande chama na Terra; os homens da nação Nagô tiveram medo, e exclamaram: Xangô se tornou um Orixá; em seu desaparecimento Xangô leva consigo as favoritas, entre suas mulheres, Oxum e Oyá, para as nuvens.
Depois do seu desaparecimento, formou-se um Conselho de ministros encarregados de manter vivo o seu culto.
Esse Conselho foi organizado com os Doze ministros que, na Terra, o haviam acompanhado, Seis do lado direito, Seis do lado esquerdo.
Seus nomes dentro da Cabala de Umbanda:
Lado direito Lado esquerdo
Abiodum Are
Onikôy Otum
Aréssa Onanxôkum
Onanxokume Oko
Oba-telá Kaká
Olugbam Nfô e Ossis Onikôyi
Juntos, formam a geração onde os Doze Ministros, vêm representar:
Os do lado direito : Os Mestres
Os NB: Compilação de textos e fotos pesquisada na internet em sites do gênero consideradas autênticas pelo autordo lado esquerdo: Livre Arbítrio